ergo
FILIAL DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA-RJ CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ERGONOMIA
Tuane Barbosa da Costa
Barra Mansa
2013
RESENHAS
Conceito e História
O termo Ergonomia entrou para o léxico moderno quando Wojciech Jastrzebowski o usou em um artigo em 1857. Ergonomia se deriva das palavras gregas Ergon (trabalho) e nomos (lei natural).
- Bernardino Ramazzini: Médico Italiano, foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões ocupacionais, foi discriminado por seus colegas por visitar os locais de trabalho de seus pacientes para descobrir as causas de seus problemas.
- Frederick Winslow Taylor: Caracterizado pela ênfase nas tarefas, o Taylorismo objetiva o aumento da eficiência ao nível operacional.
- Frank Bunker Gilberth: Desenvolvendo “Estudos de Tempos e Movimentos” expandiu o Taylorismo, o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando passos e ações desnecessárias.
- Alphonse Chapanis: Tenente norte americano, mostrou que o “erro do piloto” poderia ser reduzido se os confusos projetos das cabines dos aviões fossem substituídos por controles mais lógicos.
- Murrel: Engenheiro Inglês, deu um conteúdo mais preciso ao termo, e fez o reconhecimento criando a primeira Associação Nacional da Ergonomia.
O termo Ergonomia foi adotado nos principais países europeus a partir de 1950.
FATORES IMPORTANTES
Fatores Humanos- São as diferenças entre as pessoas, como estatura, capacidade física, dimensões do corpo.
Fatores de Produção- Usados para execução de atividades em processo produtivo, são tipos de máquinas e ferramentas, métodos de trabalho que exigem postura, aplicação de força, etc.
No trabalho é preciso haver uma união entre esses fatores, para adequar os trabalhadores às suas atividades, proporcionar bem estar, eficiência, segurança e redução da fadiga causada pelo trabalho.
- Ergonomia no Escritório: O segredo é