Guerra x globalização
É considerado um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e mais eficazes. Porém, há aspectos tanto positivos quanto negativos na globalização. Como aspectos positivos, temos sem sombra de dúvida, a facilidade com que as inovações se propagam entre países e continentes, o acesso fácil e rápido à informação e aos bens.
Mas no que concerne aos aspectos negativos é a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países criando-se contágios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo como se de um único ponto se tratasse. Os países cada vez estão mais dependentes uns dos outros e já não há possibilidade de se isolarem ou remeterem-se no seu ninho pois ninguém é imune a estes contágios positivos ou negativos.
Outros aspectos negativos há a referir a facilidade com que tudo circula não havendo grande controle como se pode facilmente depreender pelos ataques de 11 de setembro nos EUA. Como reação aos atentados de 11 de setembro, o Presidente George W. Busch fez uma série de pronunciamentos que implicaram alto risco para o futuro das relações entre as nações: o terrorismo será enfrentado em qualquer parte do mundo; atarcar-se-ão também aqueles países que dão guarida às redes do terror. Quem não aceita esta luta é contra os EUA e a favor do terrorismo. Aqui há uma manifesta globalização do inimigo e uma globalização da guerra com características singulares, combinando a brutalidade da guerra tecnológica moderna, mostrada na intervenção norte-americana no Afeganistão,