Balancete patrimonial
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Luiz Carlos Bedin Filho
BALANCETE PATRIMONIAL
Cuiabá – MT
2011
BALANCETE PATRIMONIAL
Luiz Carlos Bedin Filho*
Resumo
Este trabalho proucura explicar um pouco sobre o que é balancete patrimonial, trazendo exemplos, e o porque do uso da técnica aplicada há muitos anos atrás, que até hoje é feita em grande parte das empresas para se ter um controle contabil da mesma. O balancete é o primeiro passo para se fechar o balanço posteriormente.
Palavras-chave: Balancete, contabilidade, empresa, patrimônio.
*Luiz Carlos Bedin Filho, aluno de graduação em Administração na Unic/FGV luizcbedinfilho@gmail.com
1. Introdução
Balancete é uma técnica utilizada por contadores para verificar lançamentos contábeis, apesar de sua grande utilidade o balancete não detecta toda amplitude de possíveis erros de lançamento. O balancete tem como base o método das partidas dobradas ou método veneziano, criado pelo italiano Luca Pacioli, em 1494, esse método consiste em não há crédito sem débito correspondente, com isso ao final da conta o ativo terá o mesmo valor do ativo.
Após ser feito o balancete, entra a parte mais complexa do processo, que é fazer o balanço, esse mais detalhado, não mostrando apenas o crédito e débito em números, e em ordem alternada. O balanço consiste em números, aonde estão esses valores e em ordem crescente.
2. Desenvolvimento
O balancete é composto por três itens: Ativo, passivo e patrimônio líquido.
O ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
O passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
Já o patrimômino líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o