Guerra e fogo
O filme mostra a todo momento a luta entre pequenos grupos tribais para serem donos de uma chama de fogo, que é disputada como algo importante para a viver, pois além de ter a serventia para aquecer alimentos, ajudava também, a se manterem aquecidos e a espantar alguns animais que por ventura vinham oferecer algum tipo de ameaças.
Um dos grupos vive próximo de uma fonte natural de fogo, que é atacada por lobos e macacos, e durante a luta perde o fogo que mantinham aceso e nãosabiam com acende-lo novamente.Por esse motivo três homens do grupo saem em procura do fogo pela floresta, e no caminho passam por varias situações perigosas e parecem dar mais valor a cada novo obstáculo ultrapassado.
Depois de vários dias eles encontram um outro grupo que sabia como fazer fogo. Ao invés de tentarem roubar a chama, eles resolvem sequestrar um membro desse outro grupo, sendo uma mulher.
Os dois grupos tinham costumes diferentes por estarem em fases diferentes de evolução.
Enquanto um grupo,tinha o fogo como algo anormal, pois não sabiam como acender uma chama,o outro grupo dominava o segredo de como acender o fogo.Além disso existe também outros elementos culturais como habitação e ritos que denotam um maior grau de complexidade do segundo grupo para o primeiro.
Existiam diferentes grupos com diferentes costumes e maneiras de viver na mata; estes grupos, por sua vez eram rivais, já que eles não tinham noção de convivência. entre os grupos.
Mesmo assim existia competição entre os membros do próprio grupo, disputa por alimentos é um exemplo. Naquela época tudo era motivo de brigas. Muitas vezes nessas brigas acontecia até o canibalismo por parte do grupo que atacou.
A amizade entre os grupos não eram impossíveis naquela época. Vimos que um homem de um dos grupos apaixonou-se por uma mulher de outro grupo,que vinha acompanhando eles durante um tempo.
Ele, resolve procurar a moça e acaba sendo capturado pelo grupo que a moça pertence,