Guerra Fria
2- O MACARTISMO DESCREVE UM PERÍODO DE INTENSA PATRULHA ANTICOMUNISTA, PERSEGUIÇÃO POLÍTICA E DESRESPEITO AOS DIREITOS CIVIS NOS ESTADOS UNIDOS QUE DUROU DO FIM DADÉCADA DE 1940 ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 1950. FOI UMA ÉPOCA EM QUE O MEDO DO COMUNISMO E DA SUA INFLUÊNCIA EM INSTITUIÇÕES AMERICANAS TORNOU-SE EXAGERADO. MUITOS ARTISTAS FORAM PERSEGUIDOS, COMO CHARLES CHAPLIN. O MACARTISMO FOI TOLERADO APENAS PORQUE NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA TEMIA-SE PELA INFILTRAÇÃO DAS IDÉIAS SOCIALISTAS NOS EUA.
3- a) O CAPITALISMOÉ O SISTEMA ECONÔMICO BASEADO NA PROPRIEDADE PRIVADA DOS MEIOS DE PRODUÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL, MOTIVANDO AS PESSOAS AO ACÚMULO DE CAPITAL E À BUSCA DO LUCRO INDIVIDUAL, RESULTANDO NUM AUMENTO DO PADRÃO DE VIDA DA SOCIEDADE, porém num aumento da desigualdade social. Já o SOCIALISMO É O SISTEMA ONDE A ECONOMIA É PLANIFICADA E CONTROLADA PELO ESTADO (propriedade estatal) ,NÃO HAVENDO, PORTANTO, LIVRE-INICIATIVA, NEM PROPRIEDADE PRIVADA, TÃO POUCO A NOÇÃO DE LUCRO.
b) URSS, Polônia e China.
4- Ilustra a Guerra Fria, atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os EUA e a URSS. Foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. A frase diz a respeito de os dois líderes jamais se enfrentarem diretamente, pois, caso isto acontecesse, o mundo entraria em colapso.
5- A CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM REPRESENTOU A INTENSIFICAÇÃO DO CONFLITO ENTRE CAPITALISMO E SOCIALISMO E TAMBÉM MOSTROU AS DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS SISTEMAS NO CONTEXTO DA ALEMANHA DIVIDIDA, ONDE O LADO