Guerra fria
O filme Jogos do Poder fala sobre as duas potências, americana e soviética, a história americana, mas que foram cruciais na luta do Afeganistão, mais a participação americana, foi somente financeira contra a invasão da União Soviética. Em um roteiro basicamente de bastidores, e de influência decisiva nos rumos dos acontecimentos.
Início dos anos 80, com disputas estratégicas e conflitos indiretos.
Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período.
A União Soviética invade o Afeganistão, o que chama a atenção de políticos norte-americanos. Onde passa a negociar uma aliança entre paquistaneses, egípcios, israelenses e o governo norte-americano, de forma que os Estados Unidos financiem uma resistência que possa impedir o avanço soviético no local. E foram influenciado por uma milhonaria do Texas e anti-comunista. Convicta que a resposta americana à invasão do Afeganistão era na melhor das hipóteses, ela estimulou os americanos aos combatentes pela liberdade naquele país, o que mais ninguém podia garantir fundos seguros e armas para destruir os agressores soviéticos da sua terra. Os Estados Unidos com sua influência política , e da influência do Texas, consegue levantar bilhões de dólares do governo norte-americano para equipar e treinar os rebeldes afegãos para expulsar os russos comunistas do país. No auge da Guerra Fria, a interferência na invasão fez não somente com que o mundo comunista entrasse em colapso, mas, principalmente, com que os rebeldes do Talibã que foram equipados e treinados pelos Estados Unidos, assumissem o controle no Afeganistão.
A intensão dos Estados Unidos, foi somente fazer com que a URSS fosse derrotada pelo Afeganistão, pois não foi oferecida nenhuma ajuda aos sobreviventes deste terrível