Guerra dos Trinta Anos
A Europa no século XVII estava passando por um momento em que vários países Europeus tinham o interesse em ampliar seus poderes no continente por meio da conquista de novos mercados e territórios. Porém havia muita concorrência entre as monarquias centralizadoras da Europa e isso provocou vários conflitos e guerras. É nesse contexto que observamos a ocorrência da Guerra dos Trinta Anos, que ocorreu entre 1618 e 1648.
Para termos uma noção de alguns motivos que poderiam desencadear em algum conflito irei expor o caso a situação doSacro Império Germânico após o desenvolvimento das reformas protestantes. A região é marcada pelo surgimento daReforma Protestante, porém haviam diferentes reinos na mesma região que eram dirigidos por príncipes de orientação católica e protestante. Essa diversidade em relação a religião, implicava muitas vezes a a uma grande tensão politica onde os reis de uma determinada região não aceitavam a prática de uma religião contrária a dele.
Um outro exemplo dessa situação aconteceu quando o Imperador Rodolfo II passou a combater o protestantismo através de destruição de igrejas e leis que afirmavam o poderia católico na região. Em pouco tempo os príncipes protestantes reagiram a essa imposição através da criação da Liga Evangélica. Do outro lado os monarcas católicos criaram a Liga Sagrada, que eram apoiada por outras monarquias ligadas a Igreja Católica.
Em 1618 os protestantes promoveram um levante na cidade de Praga, que acabou despertando o interesse de outras nações anti católicas em impedir a ampliação do poder dos Habsburgos, que era uma dinastia germânica interessada em combater o protestantismo no Sacro-Império e ampliar seu domínio politico.
Inicialmente as tropas que compunham a Liga Sagrada conseguiram se sobrepor aos exércitos protestantes, e com isso a dinastia Habsburgos desfrutou de um grande território apoiado pela Igreja Católica. Assim o surgimento desse poderoso e agressivo poder acabou