Guerra do Golfo
Política Internacional pós Guerra Fria
Professor: Eduardo Heleno
Maria Eduarda
A GUERRA QUE NUNCA TERMINOU:
GUERRA DO GOLFO
Introdução
Este artigo visa proferir uma abordagem bem analisada a respeito da Guerra do Golfo e de seus desdobramentos até os dias atuais. O conflito ocorreu logo após o final da longa disputa pelo mundo bipolar – a Guerra Fria – pelos Estados Unidos e União Soviética, onde o Iraque realizou uma invasão ao seu vizinho Kuwait. Apesar de o confronto só ter durado um ano e ter ocorrido entre os anos de 1990 e 1991, influenciou a mudança de estratégia das políticas externas de alguns países aliados, principalmente dos Estados Unidos, com relação ao país invasor, podendo este fato ser confirmado com a Invasão ao Iraque, em 2003, pelos norte-americanos.
História da guerra
Antes de tentar compreender o motivo pelo qual o país iraquiano invadiu o Kuwait, é preciso fazer uma busca anterior ao início do conflito. Entre 1980 e 1988, houve uma guerra conhecida como Irã-Iraque por disputas políticas e territoriais entre ambos os países, além de uma tentativa de contenção do islamismo por parte do presidente iraquiano. Foi uma disputa de cunho militar altíssimo, precisando ser financiada por países estrangeiros: enquanto os Estados Unidos, a Arábia Saudita e o Kuwait financiavam o Iraque; o Irã contava com o apoio da Síria e da Líbia. Ao longo dos anos, o exército iraniano foi se enfraquecendo pela perda de armas, soldados e equipamentos, ao passo que o Iraque continuava fortemente armado pela forte ajuda norte-americana e kuaitiana.
Ao terminar da guerra e as relações diplomáticas entre os dois países em curso de atingirem um êxito, se deu o início da cobrança de dívidas por parte dos financiadores árabes iraquianos. O então presidente, Saddam Hussein, encarou a ação como uma traição à etnia em comum e resolveu evocar antigas questões de limites fronteiriços, exigindo a devolução desta parte de