Guerra De Honra Sino-japonesa
802 palavras
4 páginas
Assim como a maioria das guerras da história, que várias vezes tiveram seu início provocadas principalmente por expansão e ocupação territorial, a Guerra Sino-japonesa não foge a regra, essa foi um confronto entre Japão e China, com interesse recíproco de poder atuar no controle da Coréia. Para imposição de seu poder, o Japão militarmente superior a China, materializou essa superioridade derrotando completamente as tropas chinesas (Marinha e Exército). Com essa vitória o Japão reflete para os ocidentais o seu poder, e isso o fez ser visto na Europa como uma potência. O conflito teve início em agosto de 1894, os chineses lançaram bombas sobre as embarcações japonesas, a resposta foi imediata, o Japão contra-atacou e derrotou o inimigo. Em 1895, o Japão promoveu uma invasão a Manchúria e tomou o porto Arthur, começou a administrar o trânsito marítimo e terrestre que dava acesso a Pequim. O conflito teve seu início firmado ainda no ano de 1895, através da instauração do tratado de Shimonosek, esse tratado impõe ao derrotado (China) a obrigação de reconhecimento da independência coreana, além de ter que pagar uma espécie de indenização proveniente da guerra contra o Japão, entregar territórios e promover a abertura de quatro portos para o desenvolvimento do comércio japonês.
O Japão, vencedor, ganhou o direito de ocupar Porto Arthur.
Desde o final do século XIX o Império japonês expandia territórios pela região da Manchúria – área que englobava o Norte da China e uma parte da Sibéria. Desde 1885, quando dividiam junto com Pequim a península coreana, o Império do sol nascente desejava expandir cada vez mais seus territórios. Este anseio foi alimentado pela vitória japonesa na Primeira Guerra Sino-japonesa, em 1894.
A crise mundial do capitalismo levou o imperialismo japonês, mais fraco que seu gigantesco concorrente no pacífico, os EUA, ao paroxismo nacionalista, formando um governo dominado por uma casta militar fascista que se organizou para esmagar completamente