Guerra de Canudos - Filme
2) Os maus e os hereges eram os exércitos juntamente com os governantes republicanos, que futuramente, invadiram a vila de Canudos, destruindo a tudo e a todos, um povo sem conhecimento e praticamente indefeso perante o Estado, e ainda estes exércitos e de mais republicanos não tinham fé em Deus o que fazia Antônio lhes caracterizar por hereges.
Antônio comparava-a a demônio devido a todas as cobranças tributárias sobre os pobres, que pouco tinham e ainda deviam pagar, além da instituição do casamento civil, que até então não existia, somados a falta de caráter religioso.
3) O Anticristo era o presidente da república, que na época era Prudente de Morais, e todos os idealizadores dessa nova política no Brasil, que no papel era boa aos cidadãos e na prática tirava o pouco que tinham. Era chamado desse jeito devido as leis que criou que separaram o poder da Igreja perante o Estado.
4) Antônio Conselheiro, como está no próprio nome, aconselhava os pobres nordestinos, segundo a Deus, mostra-se contra a república. Ele lhes passava sempre mensagens divinas, onde algum dia Deus os recompensaria e ajudaria a destruir a república. Percebemos também a grande fé do povo que construiu uma grande igreja no povoado e a cada ameaça republicana, todos se reuniam lá.
5) Para mostrar ao restante do país que a república era beneficiadora e ao mesmo tempo forte, e que o Povoado de Canudos era ignorante e atrasado, mostrando assim que a república era uma forma de governo atual e grandes países já tinham como regime e que quem fosse contra ela iria cair por terra,