Cuidados ao comprar botijão de gás
-Todo botijão de gás deve trazer um lacre sobre a válvula. Verifique se esse lacre não está violado e se contém a marca da distribuidora.
-Recuse botijões muito amassados, enferrujados e com as alças soltas.
-Procure instalar seu fogão em lugares onde não existam correntes de ar. Isto porque, além de retardar o cozimento e gastar mais gás, o vento pode apagar a chama e provocar vazamentos.
-As instalações de gás também sofrem desgaste com o tempo. Para sua maior segurança, faça revisões periódicas.
-Ao trocar o botijão, nunca vire ou deite o recipiente, pois caso ainda exista algum resíduo de gás este poderá escoar na fase líquida.
-Não coloque qualquer tipo de dispositivo no regulador de gás como, por exemplo, manômetros para verificar a pressão.
-Nunca use mangueira de gás diferente da aprovada pelo Inmetro. O tamanho da mangueira também não pode ser aumentado, então nem pense em fazer extensões juntando várias delas.
-Nunca passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derretê-la e causar acidentes. Ao trocar o botijão, não deixe nenhuma chama acesa e nunca, jamais, em tempo algum tente ver se há vazamento usando um fósforo aceso.
-Nunca aqueça o botijão para que ele “renda mais”.
-Se ao chegar em casa você sentir cheiro de gás, não acione o interruptor de luz nem acenda qualquer chama. Vá direto para as janelas e abra tudo. Depois remova o botijão para um lugar ventilado e chame a distribuidora de gás. É bom ter o telefone da sua distribuidora sempre à mão.
-Se não localizar vazamentos, mas continuar com dúvidas, chame a sua companhia distribuidora de gás para avaliar as instalações. Este serviço requer equipamentos e mão de obra especializados.
FONTES: Corpo de Bombeiros do Paraná e Ultragaz
CUIDADOS NECESSÁRIOS NO DIA A DIA
Não coloque panos de