Guerra Da Coreia Toda
Nº 3
11- Dulce Patrícia Pedro
12- Edna Soque
13- Edson de Sousa
14- Eline de Carvalho
15- Ema João
Agradecimentos
Primeiramente agradecemos a Deus, e com muito regozijos agradecemos ao Docente José Coelho Da Cruz pela persistência, pela vontade de querer nos fazer pessoas melhores, pela transmissão do conhecimento, pela competência, pelas tentativas incansáveis de nos fazer reflectir, por nos fazer ouvir e entender os diversos temas e por ser realmente um professor. E ainda a todos que contribuíram directa ou indirectamente neste trabalho.
Introdução
No presente trabalho abordaremos sobre A Guerra da Coreia.
A Guerra da Coreia é fruto da disputa velada entre os Estados Unidos e a ex URSS, antigos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final desta, em 1945, estes países dividiram a Coreia em duas zonas de influência, com o sul ocupado pelos norte-americanos e o norte dominado pela União Soviética. Ambas são divididas pelo Paralelo 38º, firmado como marco divisor na Conferência de Potsdam.
A Guerra da Coreia foi travada entre 25 de Junho de 1950 a 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos e o Reino Unido à Coreia do Norte, apoiada pela Republica Popular da China e pela antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países.
A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38º uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a Republica da Coreia, a sul, e a Republica Popular Democrática da Coreia , ao norte. Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre os governos de Moscou e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela URSS e, no sul, o Capitalismo apoiado pelos EUA.
A incapacidade de realizar eleições livres em toda a Península coreana, em 1948, aprofundou a divisão entre os dois lados, o do Norte