fichamento de botanica
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ENOQUE MATOS LEAL NETO
50 PLANTAS QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré requisitos para obtenção de nota parcial da disciplina de botânica orientada pela professora Flávia Michele.
PARIPIRANGA
ABRIL DE 2015
Laws, Bill 50 plantas que mudaram o rumo da história/Bill Laws [tradução do livro karytowski]; Rio de Janeiro: sextante, 2013.
Bill Laws foi educado em West Wales, trabalhou em Londres na universidade de Stratford Express, já escreveu livros sobre história, caminhada, jardins e artistas e foi barman, jardineiro, professor, jornalista comunitário trabalhador em desenvolvimento rural. Anteriormente editor da Times Traveller, a revista nacional de ciganos e viajantes.
O livro “50 Plantas que mudaram o rumo da História” fala de plantas que revolucionaram a história da medicina, do comércio, da culinária. Com uma leitura bastante clara e atrativa fala de plantas conhecidas e até cultivadas em uma grande parte do mundo.
PARTE I: CAFÉ, COENTRO, AÇAFRÃO, PAPIRO, DEDALEIRA
Talvez a primeira ficção em torno dessa planta tenha surgido na terra natal do grão do café, a Etiópia. O café é o ouro preto da Etiópia. Um dos primeiros lares dos Homos sapiens e uma nação que ainda vivie sob um calendário pré-gregoriano[...]. (p.56)
“Comercializado na índia em forma de açafrão, o coentro, um dos alimentos naturais purificadores e neutralizador dos efeitos do calor sobre a carne, um membro da família Apiaceae de plantas com sementes aromáticas.” (p.58)
[...] compostas de seis folhas púrpuras longas, mas de pontas arredondadas, encerrando em seu meio três estigmas de um cor forte vermelha e amarela; que, sendo coletadas e cuidadosamente sacos num forno de açafrão e transformadas em barras quadradas compõe o açafrão das lojas. (p.60)
O papiro era uma planta que se originou nas bacias fluviais da