DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - VYGOTSKI - Psicologia e Pedagogia – O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores.
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO HUMANO
REFERÊNCIA:
VYGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente. In: Psicologia e Pedagogia – O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 4ª ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1991, p. 17 a 24.
Teoria Básica e Dados Experimentais
1. O Instrumento e o Símbolo no Desenvolvimento da Criança.
O objetivo desse experimento é caracterizar os aspectos humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formam ao longo da vida. Para isso utilizaremos 03 aspectos:
1. Qual a relação entre os seres humanos e o seu ambiente físico e social?
2. Quais as formas novas de atividade que fizeram com que o trabalho fosse o meio fundamental de relacionamento entre o home e a natura e quais são as consequências psicológicas dessas formas de atividade?
3. Qual a natureza das relações entre o suo de instrumentos e o desenvolvimento da linguagem?
Karl Stumpf, psicólogo alemão, comparou o estudo das crianças à botânica. Ele associava maturação do organismo como um todo. No entanto, a maturação é um fator secundário no desenvolvimento humano, visto que trata-se de uma transformação complexa, qualitativa. Ainda assim, como observado por A. Gessell, continuamos a utilizar a analogia da botânica em relação as crianças. Ex: Jardim de Infância.
A psicologia moderna adotou modelos zoológicos, buscando respostas do desenvolvimento das crianças em experimentações animais. Muitos pontos de união entre o comportamento animal e o da criança têm sido estabelecidos. Essa abordagem levou os psicólogos a interpretar processos intelectuais superiores como uma extensão direta dos processos correspondentes nos animais inferiores. Essa maneira de teorizar aparece na análise da inteligência prática das crianças, o aspecto mais importante é o uso de instrumentos.
A Inteligência Prática nos Animais e nas Crianças:
No estudo da inteligência prática