Concepções ideológicas da república da coréia e da república democrática popular da coréia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS- FCH
CURSO DE DIREITO 1º PERÍODO- 1D
Concepções ideológicas da República da Coréia e da República Democrática Popular da Coréia
André Menezes Vieira
Prof. Ricardo Ferreira Sacco
Belo Horizonte
01 de Outubro de 2012 RESUMO
O presente estudo foi feito através de pesquisa e busca eletrônica referente à ideologia, forma de Estado e economia das Coreias. A ditadura extremista da Coréia do Norte e sua tentativa de se manter nessa forma de governo, trouxeram consequências desastrosas para a sua população, a qual passa fome e sofre coerções violentas. Diferentemente de sua vizinha Coréia do Sul, que se tornou próspera ao mundo devido ao tipo de Estado democrático e ao liberalismo econômico. As Coreias estão em uma região estratégica e é alvo de disputa de poderes e ideologias das maiores superpotências do mundo, China e Rússia contrapostos aos interesses dos EUA. Seus interesses distintos, pela busca da hegemonia mundial fizeram das Coreias palco de conflitos, como a guerra da Coréia e a guerra fria.
Palavras-chave: Coréia do Norte; Coréia do Sul; Ideologia e Estado da Coréia do Norte; Guerra da Coréia.
1. HISTÓRIA DAS COREIAS
A península da Coréia (formada pela Coréia do Norte e do Sul) está localizada no noroeste da Ásia e faz divisa com a China e a Rússia, ao norte, e com o Oceano Pacífico e o Japão, a leste e sul.
A Coréia do Norte:
O país ocupa a porção norte da península da Coréia, cobrindo uma área de 120540 km². A maior parte da fronteira da Coréia do Norte é com a República Popular da China e uma pequena parte a norte com a Rússia, e a fronteira ao sul é feita com a Coréia do Sul, ao longo da Zona Desmilitarizada1 da Coréia.
A Coréia do Sul: A Coréia forma uma península que se estende ao longo de 1100 km desde a sua junção com o resto da Ásia e que é flanqueada pelo mar Amarelo a oeste e pelo mar do Japão a leste e termina no estreito de Tsushima e