Fritador de salsicha
DE
SALSICHA
Trabalho de Eletricidade
Fritador de salsichas
(Condução iônica e efeito Joule)
Objetivo
Salientar a condução elétrica nos condutores iônicos e a manifestação do efeito Joule, usando como condutor elétrico uma salsicha. Apreciar a queda de potencial elétrico ao longo da salsicha, durante sua 'fritura', através de diodos emissores de luz (LEDs).
Lastro teórico
Existem, essencialmente, três tipos de condutores elétricos, a saber, os sólidos, os líquidos e os gasosos. Melhor que isso, será caracterizá-los por 'espécies', salientando em cada espécie quem são os portadores de carga elétrica responsáveis pela corrente elétrica que os atravessa: * Condutores de primeira espécie, que têm como principal exemplo os metais, admitem como portadores de carga, exclusivamente, elétrons. * Condutores de segunda espécie, que têm como principal exemplo as soluções iônicas (eletrólitos), admitem como portadores de carga, exclusivamente, íons (cátions + e ânions -). * Condutores de terceira espécie, que têm como principal exemplo os gases ionizados, admitem como portadores de carga, tanto íons (cátions e ânions) como elétrons.
Independente da espécie, a passagem da corrente elétrica através deles têm como conseqüência o 'efeito Joule', ou seja, observa-se neles um aquecimento oriundo da conversão de energia elétrica em térmica. O efeito Joule não é o único efeito inerente à corrente elétrica, há outros, dos quais, o "efeito magnético" é o único invariavelmente associado a ela.
Nessa experiência salientamos a passagem da corrente elétrica através de um condutor iônico (a salsicha) ligado em série com uma lâmpada incandescente e a manifestação do efeito Joule que nela se processa (pela 'fritura' da salsicha).
A salsicha
Bem, dizer que alguém sabe de que é feita a salsicha é uma verdade, dizer que todos sabem de que é feita a salsicha ...
Em teoria poderíamos dizer que a boa salsicha é feita de 'carne de porco' e 'carne de