Guerra civil espanhola
Guerra civil espanhola (1)
Francisco Franco, falangistas e ditadura
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) contribuiu para fortalecer o nazi-fascismona Europa. O conflito teve início quando a monarquia da Espanha foi substituída pelo regime republicano de tendência socialista. Contra o novo governo levantaram-se os falangistas, simpatizantes do nazi-fascismo, liderados por Francisco Franco.
Os falangistas, que lutavam contra o socialismo, tiveram o apoio militar e financeiro dos governos italiano e alemão, empenhados, desde que assumiram o poder, na luta anticomunista, e que aproveitaram a oportunidade para testar novos armamentos e equipamentos militares. O governo republicano foi vencido e instaurou-se um governo totalitário liderado por Franco.
A ajuda ítalo-alemã aos falangistas foi decisiva para a vitória contra os socialistas espanhóis: em pouco tempo, a Espanha estava devastada e os mortos contavam-se aos milhares. O pintor Pablo Picasso retratou em sua obra "Guernica" a violência dos ataques fascistas, dentre os quais um destruiu a cidade que dá nome à obra.
Slide 6 obra Guernica:
Quadro guernica: Guernica é uma pintura de Pablo Picasso .Foi criado em resposta ao bombardeio de Guernica , País Basco , poralemães e italianos aviões de guerra sob o comando do espanhol nacionalista forças, em 26 de abril de 1937, durante aGuerra Civil Espanhola .O republicano espanhol Picasso governo encomendou para criar um grande mural para a exibição de espanhol na Exposição Internacional de Paris na Feira Mundial de 1937 em Paris.
Guernica mostra as tragédias da guerra e do sofrimento que inflige aos indivíduos, particularmente os civis inocentes.Este trabalho ganhou um status monumental, tornando-se uma perpétua lembrança das tragédias da guerra, um anti-guerra , símbolo e uma encarnação da paz.Após a conclusão Guernica foi exibido em todo o mundo em uma breve turnê, tornando-se famoso e aclamado.Este passeio ajudou a trazer a Guerra Civil