Gstão Marketing
CURSO: PÔS GRADUAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS
A abordagem do marketing de relacionamento oferece uma série de elementos que auxiliam a organização a desenvolver vantagem competitiva sustentável e aumentar sua lucratividade. Contudo, para obter sucesso, o marketing de relacionamento origina uma série de implicações de trato bastante complexo para a organização. “O marketing de relacionamento é poderoso em teoria, mas problemático em prática” (Fournier et al., (1998, p. 43)).
O marketing não pode ser confundido:
1º) - um serviço de qualidade superior, sob o ponto de vista do cliente, ou seja, que o serviço oferecido exceda as expectativas, o tal do encantamento do cliente, pois ninguém vai repetir compras em um local que ofereço serviços medíocres;
2º) - tratamento individualizado, primeiramente no sentido de ouvir e em segundo lugar na predisposição em colaborar com cada cliente.
Mais significativo que o tempo de atividade no setor, o que parece fazer diferença no relacionamento da empresa com seus clientes são a cultura e as idéias de sua direção no que diz respeito ao relacionamento, à sua orientação para o mercado e à sua proposição de valor para o cliente. Poder-se-ia imaginar que as empresas que estão há mais tempo no mercado tenderiam a dispor de mais recursos e embasamento para a implantação de programas de relacionamento.
Entretanto, empresas que desde o início de suas atividades têm colocado o relacionamento como parte essencial de seu dia-a-dia mostram que é o empenho dedicado ao desenvolvimento do marketing de relacionamento que pode levar a uma maior maturidade nas relações com clientes, com mais chances de evolução e conseqüente ganho em termos de imagem e lucratividade para a empresa.
A execução de muitas dessas práticas envolve, de fato, o comprometimento de recursos; no entanto, as empresas precisam definir quão comprometidas estão com o marketing de relacionamento.
Há um consenso geral entre as empresas de que