Grécia
A herança cultural deixada pelos gregos foi riquíssima e influenciou arduamente toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza retratadas nas obras de pintura, escultura e arquitetura são tidas como clássicas por seu equilíbrio e harmonia. Igualmente, suas produções filosóficas, científicas e teatrais delinearam o pensamento universal até a Idade Moderna.
A arte foi uma das vertentes mais destacadas do cenário grego. Os artistas gregos retratavam, por meio da pintura, cenas do cotidiano, batalhas de grande importância e aspectos ligados à religião. Já na escultura pode-se ressaltar o caráter realista, onde se destacava o detalhismo,a expressão de sentimentos e a exaltação do corpo humano.
As peças teatrais gregas, muitas até hoje representadas nos teatros contemporâneos ou publicadas em livros, abordavam temas como: A vida e a morte, as relações de poder, o sofrimento, o amor e a traição. Neste meio podemos destacar nomes como Ésquilo e Sófocles, grandes escritores da época. Para explicar coisas do mundo e transmitir conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As estórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos atualmente são: O Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.
A arquitetura grega era ligada basicamente à construção de templos, erguidos com pedras sobre uma plataforma de dois ou três degraus e com um grande número de colunas para garantir a sustentação do teto. Os templos possuíam frontões ricamente decorados. Suas construções seguiam três modelos: O modelo dórico (que era mais modesto), o modelo jônico (que transmitia leveza) e o coríntio (caracterizado pelo excesso de detalhes). Um exemplo de templo grego amplamente conhecido é a Acrópole de Atenas. Podemos destacar Ictínio e Calícrates, construtores de Partenon, como principais arquitetos