Gráficos
RELATÓRIO : PRÁTICA 1
-------------------------------------------------
GRÁFICOS
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Disciplina: Física I - Laboratório
------------------------------------------------
ARARAQUARA/2013
Índice
I- INTRODUÇÃO
II-OBJETIVO
III- PARTE EXPERIMENTAL
IV- DESENVOLVIMENTO
V- RESULTADOS E CONCLUSÕES
VI- ANEXOS
VII- BIBLIOGRAFIA
I- Introdução
Os gráficos surgiram como uma ferramenta para análise e interpretação de dados obtidos, eles podem ser construídos em diversas formas tais como barras, diagramas, dispersão, linhas, colunas e pizza.
Para funções matemáticas são utilizados gráficos de linha, que utilizam principalmente o plano cartesiano composto pelos eixos x e y e seus pontos representados por coordenadas (x,y). Assim, o gráfico de uma função descreve uma curva fornecendo seu comportamento em todo o domínio.
A construção gráfica necessita de uma escala que deve ser adotada de acordo com os dados adquiridos para possibilitar um gráfico claro. A escala pode ser diferente em cada eixo, adequando-se assim aos valores.
Os gráficos se baseiam em uma função matemática que contém a variável dependente(y) e a variável independente(x), além das constantes que acompanham a variável x, as quais são parâmetros que definem características do problema a ser resolvido e representado graficamente.
II- Objetivo
Construir e analisar gráficos através de dados propostos.
III- Parte experimental
Foram construídos gráficos a partir de dados propostos, com o uso de: régua milimetrada, lápis, borracha, calculadora e papel milimetrado.
IV- Desenvolvimento
Foi realizada a construção de diversos gráficos conforme o proposto da seguinte forma:
A) Foram fornecidos valores de velocidade em determinados instantes de tempo, com isso, obteve-se o gráfico 1 em anexo. No