Grupos e Equipes
Um grupo se forma quando todos nele encontram seus lugares, lugares flexíveis, garantido a cada um sua importância. Em todo grupo, podemos encontrar papéis que são assumidos por seus integrantes; dependendo do momento e da necessidade grupal.
Pertencer a um grupoe sentir-se valorizado por seus pares facilita o relacionamento consigo mesmo, fortalece a autoestima e prepara as pessoas para a convivência com diferentes contextos.
Em relação a estrutura, descrevemos o desenho que o grupo tem, partindo do tamanho e forma, seguindo pelas suas fases e necessidades interpessoais, contemplando suas interações, normas e regras de funcionamento, aspectos relevantes da comunicação e do feedback.
Forma e tamanho
Kurt Lewin fez as primeiras diferenciações de tipos de grupo: "O sócio-grupo como sendo o grupo centrado na tarefa, isto é, o grupo estruturado e orientado a execução ou cumprimento de uma tarefa." Já o psicogrupo é o grupo de formação no sentido amplo do termo, ou seja, um grupo estruturado, orientado e polarizado em função de seus prórpios membros.
Estes grupos tem semelhanças quanto ao tamanho. Ambos via de regra, são microgrupos com um pequeno número de pessoas que varia de sete a quinze. Sabemos que um número menor do que oito na composição do grupo resulta em processos de características terapeuticas, existindo tendência para o aparecimento de forte componente terapêutico.
Normas e Regras
A vida em grupo, em equipe, solicita um conjunto de regras, normas, valores e procedimentos que não necessitam estar escritos, mas norteiam a vida do grupo. Algumas regras de base:
Abertura: É essencial que o coordenador e os membros sejam o mais abertos e francos possivel ao discutirem seus pensamentos e sentimentos em relaçao as suas tarefas.
Eliminar a fantasia: Na atividade de grupo, a fantasia deve ser eliminada pela discussção dis fatos aceitos, e não por suposições.
Respeitar: Para que exista respeito mútuo das opiniões e atitudes é necessário que os