Grupos Sociais
Os grupos sociais é um dos pontos mais importantes no estudo da sociologia, devido a sua influencia na personalidade do indivíduo. O grupo social é o conjunto de pessoas onde existe interação entre elas, seguindo uma mesma linha de raciocínio, tendo um mesmo objetivo seguindo normas que são impostas. Nem sempre quando há uma agregação e uma coletividade significa ser um grupo social, pois, eles não têm consciência de interação entre si, mas pode acontecer em determinados momentos quando passar a ter uma interação conjunta devido a algum fato ocorrido.
Os grupos pessoas são aqueles grupos aos quais pertencemos, existindo uma relação mais intensa e esperamos do grupo o reconhecimento e lealdade. Já os grupos externos, são os grupos dos quais não pertencemos, não existindo uma relação profunda, porém se espera alguma hostilidade dos integrantes. E nesta diferença podemos notar que sempre os integrantes do nosso grupo são os melhores para nós.
Existem também os grupos de referência, que são aqueles que nos identificamos e tomamos como base para as nossas atitudes. E o fato de serem estereótipos é que devido a personalidade e comportamento do grupo, que devido algum integrante pode passar uma impressão distorcida do grupo.
Os grupos primários são os grupos pequenos que são caracterizados devido ao contato mais intimo dos participantes, mostrando um interesse em conhecer o indivíduo e suas personalidades, onde existe um contato direto e mais específico, trocando experiências, podendo estabelecer um relacionamento mais confortável, um exemplo desse grupo é a Família. Se tornando mais flexível a mudanças.
Nos grupos secundários, são relacionamentos mais generalizados, cujas relações são apenas formais e institucionais, funciona de fato como ninguém se preocupa com o outro como uma pessoa, mas sim como um funcionário, tendo como exemplo um partido político, igreja, entre outros. As posições desse grupo são ocupadas com mais responsabilidade e são