Relógio Síncrono e Assincrono
Geral: Estudarmos e compreendermos o funcionamento dos contadores síncronos e assíncronos.
Específico: Montar dois “circuitos digitais” que simulem a contagem das horas em formato 0h ~ 24h, sendo um utilizando os contadores síncronos e outro os contadores assíncronos.
Introdução:
O estudo dos contadores síncronos e assíncronos e de extrema importância e muito útil para nossa área de atuação, por exemplo, o controle de um motor de passo. Ou seja, os pulsos de clock são convertidos em movimentos mecânicos que geram variações angulares discretas. O rotor ou o eixo de um motor de passo é rotacionado em pequenos incrementos angulares, denominados “passos”, quando pulsos elétricos são aplicados em uma determinada sequencia nos terminais deste.
Visto tal importância do assunto e com base nos estudos teóricos sobre os contadores síncronos e assíncronos, fizemos uma simulação onde utilizamos o programa Proteus Professional 8, e sua plataforma Isis, para elaborarmos a construção do projeto dos relógios digitais, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre o funcionamento dos flip-flop obtivemos os resultados esperados, para a montagem do relógio síncrono por exemplo, foi necessária a elaboração de mapas de Karnaugh pois precisamos encontrar as portas lógicas e ligações corretas para o funcionamento adequado do relógio, procedimento que não é necessário para a montagem do assíncrono.
Métodos:
Seguimos os respectivos passos para realizar a simulação do relógio assíncrono (todos os circuitos utilizados foram os que possuem modelos):
1. Utilizamos um clock, com frequência estipulada em 1HZ.
Figura 1: Clock
2. Em seguida, utilizamos quatro flip-flop J-K com reset, modelo 74ALS112.
Figura 2: Flip Flop – J/K
3. Utilizamos um terminal de força (Power) para energizar o circuito. (Figura 3).
Figura 3: Power
4. Em seguida usamos duas portas lógicas AND (figura 4), para ligar os flip-flop.
Figura 4, porta AND.
5.