grupos de sociedades
É constituídopor convenção de forma formal, aprovada pelas sociedades brasileiras, por meio de convenções ,tem uma relação interempresarial , é um grupo que não tem personalidade jurídica própria, a convenção de constituição são registradas na junta comercial, bem como as atas das assembleias ou o instrumento de alteração de contrato das sociedades que tiverem aprovadas. Constituição do grupo, além de declarações, e número de ações e quotas da sociedadede comando e as demais sociedades integrantes do grupo são titulares em cada sociedade filiada, ou exemplar de acordo de acionistas que assegura o controle de sociedade filiada.
O grupo de sociedade deve possuir designação própria, da qual deverá constar o termo grupo ou grupo de sociedade, o qual só poderá ser utilizado nesse tipo societário, estando proibidos os demais tipos societários de utilizá-lo na composição do nome empresarial, de acordo com vedaçãona lei das sociedades anônimas.
Tipos de sociedades:
Sociedades limitadas : constituídas por dois ou mais sócios que realizam atividades empresarial, eles contribuem com o bens avaliáveis e dinheiro para a formação do capital.
Sociedade anônima: É também chamada de companhia é pessoa jurídica de direito privado de dois ou mais acionistas, as ações é dividida em valores iguais nominal. Poderá ser classificada em aberta, podendo ser negociadas na bolsa de valores ou fechada, não emite valores mobiliários negociáveis no mercado.
Sociedade cooperativa: É formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica própria, é uma sociedade simples porém o arquivamento se seu aos devem ser registrados na junta comercial, não sujeita a falência e sem finalidade lucrativa.
Consórcio: Constituído para executar determinado empreendimento , não adquire personalidade jurídica , ela deve ser aprovado pelo órgão de sociedade competente para autorizar a alienação de bens do ativo não circulante, e a certidão do arquivamento do