Grupos de Pesquisa em Psicologia no Brasil
GRUPOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA NO BRASIL
INTRODUÇÃO
O trabalho consiste em apresentar o mapeamento dos grupos de pesquisa em Psicologia na Região Sudeste, utilizando a Plataforma Lattes do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico como fonte da base de dados. O objetivo é conhecer os grupos de pesquisa que atendem as ênfases da Universidade Católica de Brasília que são: Ênfase Avaliação, Planejamento e Intervenção Psicossocial, Ênfase Gestão, Formação e Promoção de Saúde e Ênfase Processos Clínicos.
MÉTODO
- Amostra
Foram utilizados os dados do ano de 2010 que foi oúltimo levantamento disponibilizado na base de dados pesquisada.
Os grupos de pesquisa mapeados são da Região Sudeste que têm 12.877 grupos de pesquisa (46,8%), composto por 4 (quatro) estados:
Espírito Santo: 357 grupos;
Minas Gerais: 2.848 grupos;
Rio de Janeiro: 3.313 grupos;
São Paulo: 6.359 grupos.
FIGURA 1: Percentual de Grupos de Pesquisa por Região
Fonte: Súmula Estatística por região - 2010
Nesta Região destacam-se São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com os três primeiros lugares com os maiores grupos de pesquisa por Estados.
- Instrumentos
Para mapear os grupos de pesquisa utilizamos a Plataforma Lattes do CNPq que é um órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele foi criado em 1951 (Lei Áurea da pesquisa no Brasil). Cabe ao CNPq formular, executar, acompanhar, avaliar e difundir.
A sua Missão é Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.
A sua visão é ser uma instituição de reconhecida excelência na promoção da Ciência, da Tecnologia e da Inovação como elementos centrais do pleno desenvolvimento da nação brasileira.
FIGURA 2: Foto CNPq
Fonte:http://www.cnpq.br/web/guest/o-cnpq
O Diretório dos grupos de pesquisa