Abrapso
INSTITUITO DE CIÊNCIAS HUMANAS
PSICOLOGIA
ABRAPSO E A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
ARARAQUARA
2012
ABRAPSO E A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação do 3° Semestre do curso de Psicologia.
2012
ABRAPSO E A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
Introdução
Para estudarmos Psicologia Social é preciso compreender o que é ser social. Desde o momento em que nascemos necessitamos de outra pessoa para a nossa sobrevivência. Além disso, toda a nossa vida será caracterizada por interações com as outras pessoas, pois necessitamos participarmos de um grupo social, o qual possui regras e normas que regem papéis sociais, como, por exemplo, o papel do pai e o papel da mãe. Desta forma, como afirma Lane(1994):
“Em cada grupo social encontramos normas que regem as relações entre os indivíduos, algumas são mais sutis, ou restritas a certos grupos, como as consideradas de “bom-tom”, outras são rígidas, consideradas imperdoàveis se desobedecidas, até aquelas que se cristalizam em leis e são passíveis de punição por autoridades institucionalizadas.”
A seguir, apresentaremos o que foi proposto na disciplina de Psicologia Social do curso de Psicologia, bem como o que é a Psicologia Social e o desenvolvimento da mesma no Brasil, contemplando o surgimento da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) para que possamos analisarmos estes aspectos. Além disso, apresentaremos o conteúdo, de um modo geral, de dois artigos relacionados à Psicologia Social.
1 – Conteúdo da Ementa da disciplina de Psicologia Social
De acordo a ementa, a proposta da disciplina de Psicologia Social era o estudo histórico da Psicologia Social e seus elementos epistemológicos, bem como temas e autores relacionados ao