Grupo x Equipe
Chantelli Izeppi
Professora: Daniele de Lourdes Curto da Costa
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Administração Recursos Humanos – Comportamento e Liderança Empresarial
13/09/2012
RESUMO
Numa época de mudanças organizacionais onde se verifica uma intensa busca por produtividade, rapidez, flexibilidade e comprometimento com os resultados, faz-se necessária cada vez mais, a potencialização do trabalho em equipe. O objetivo desse trabalho, é buscar a compreensão do funcionamento e das manifestações dos grupos dentro das organizações, que passa a ser uma tarefa decisiva, pois, através do grupos é possível atender à satisfação de necessidades sociais, permitir que cada um estabeleça seu autoconceito, conseguir apoio para à consecução dos objetivos e reconhecer a capacidade de modificar comportamentos.
Palavras-chave: Grupo; equipe; desafio.
1 INTRODUÇÃO
As principais razões para a formação de grupos são, em primeiro lugar, a necessidade, logo depois o desejo de proximidade e, finalmente, os desafios. Desafios fazem com que pessoas se reúnam para tentar superar coletivamente as dificuldades e é uma poderosa razão para a formação de equipes de trabalho.
Na maioria das organizações os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são estimuladas. “Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe”. Então, qual a diferença? Interdependência é a palavra-chave e é considerada a principal diferença entre grupo e equipe.
Empowerment pode ser aplicado em todos os níveis da organização. Ele permite que os gestores deleguem a solução dos problemas aos seus funcionários, onde eles se sentem mais valorizados, motivados pela confiança, aumentando seu comprometimento e a aparecimento de novos líderes.
A seguir, veremos sobre como funciona a formação de grupos, a diferença entre grupos e equipes, e