GRUPO FOCAL - ESTATISTICA
O sistema de classificação decimal de Dewey (CDD) é uma ferramenta organizacional de conhecimento geral que é continuamente revisada para acompanhar o conhecimento. O sistema foi concebido por Melvil Dewey em 1873 e publicado pela primeira vez em 1876. A CDD é publicada pela OCLC (Online Computer Library Center), Inc. A OCLC possui todos os direitos autorais da classificação decimal de Dewey e licencia o sistema para uma série de usos.
A CDD é o sistema de classificação mais amplamente usado no mundo. Bibliotecas em mais de 135 países usam a CDD para organizar e oferecer acesso a suas coleções, e os números da CDD estão presentes nas bibliografias nacionais de mais de 60 países. Bibliotecas de todos os tipos aplicam números Dewey diariamente e compartilham esses números por uma série de meios (inclusive o WorldCat, o Catálogo de Grupo de Bibliotecas On-line da OCLC). Dewey também é usado para outros propósitos, por exemplo, como mecanismo de navegação para recursos na Web.
A CDD já foi traduzida para mais de 30 idiomas. Traduções das edições mais recentes e abreviadas da CDD estão concluídas, planejadas ou em andamento em árabe, chinês, francês, alemão, grego, hebraico, islandês, italiano, coreano, norueguês, russo, espanhol e vietnamita.
Desenvolvimento
Um dos pontos fortes do Dewey é que o sistema é desenvolvido e mantido em uma agência bibliográfica nacional, a Biblioteca do Congresso (EUA). O escritório editorial do Dewey está localizado na Divisão de Classificação Decimal da Biblioteca do Congresso (EUA), onde especialistas em classificação atribuem anualmente mais de 110.000 números da CDD para registros de obras catalogadas pela Biblioteca. Ter o escritório editorial dentro da Divisão de Classificação Decimal permite que os editores detectem tendências na literatura que devem ser incorporadas na Classificação. Os editores preparam revisões e expansões propostas de programação, encaminham as propostas ao Comitê de Política