Jovens Inventores
O projeto consiste em um sistema de renovação de água. Aparentemente uma ideia simples, porém bem abrangente, o projeto se baseia na transformação de água residual (água que se mistura com outras substâncias e não pode ser consumida) em água limpa e própria para o consumo, através do processo natural de evaporação e destilação. O mecanismo consiste na criação de um buraco de em média um metro e meio de diâmetro e com sua parte debaixo impermeabilizada com plástico preto, com outro plástico em sua cobertura e um balde com filtros colocado no centro do buraco. O processo de renovação da água começa com o depósito de água residual no interior do buraco. Com isso, o processo de evaporação (através do calor do sol) irá separar a água das outras substâncias, concentrando-a no plástico superior do buraco. Com isso a água escorre até o balde colocado no centro e passa por filtros de pano até resultar em água limpa e renovada.
Os inventores do projeto são três adolescentes dá cidade de Juazeiro no Ceará, todos estudantes e inteligentes. Acostumados com as secas e com a falta de água sofrida no nordeste brasileiro demonstraram vontade e capacidade de realização em querer solucionar problemas do cotidiano. A ideia surgiu de uma das jovens depois de assistir um documentário sobre sobrevivência no deserto em que um homem usava um processo parecido para criar agua renovada através de sua urina. A maior motivação para o projeto com certeza foi o fato dos adolescentes passarem por dificuldades relacionadas à falta de água e quererem solucionar um problema local, que ajudaria milhares de famílias que passam por essa situação no nordeste do Brasil.
Inicialmente receberam apoio e orientação de seu professor de química. Porém para apresentar e divulgar seu projeto e feiras tecnológicas eles não receberam tanto apoio e tiveram que vender almofadas e salgados para lidar com os custos da apresentação.
As consequências do projeto é uma possível criação