Grupo experimental e grupo controlo
Fases do método científico:
Observação - Quase todas as investigações científicas começam por uma observação que desperta a curiosidade ou suscita uma questão.
Problema - Após uma observação para a qual não se encontra explicação imediata surge um problema e é formulada uma pergunta. O propósito da pergunta é estreitar o foco da investigação e identificar o problema em termos específicos.
Hipótese - Sugestão de possível resposta à questão levantada.
Experiência - É planificada de modo a testar uma hipótese. o Etapas da planificação da experiência:
-definição de objetivo (s);
-definição da variável;
-escolha de materiais;
-desenho do procedimento. o Dimensão da amostra - Quanto maior for o número de dados disponíveis como ponto de partida para a pesquisa, mais válida será a generalização. o A experiência tem de ser controlada - as variáveis têm de ser todas controladas, de modo a que apenas uma esteja aberta a estudo.
Experiência controlada Grupo de controlo ou testemunho
Grupo onde as variáveis da experiência são mantidas inalteráveis. Grupo experimental Grupo onde é testada uma variável independente sendo as restantes condições e constituição mantidas iguais ao grupo controlo.
Experiência controlada
Na experiência devidamente controlada, dois grupos são submetidos a tratamento idêntico em todos os aspetos, menos um.
Essa diferença única é o fator investigado
Geralmente:
o Os grupos-controle representam a situação normal, o Os grupos experimentais representam a variação.
O grupo-controle proporciona base para comparação: um padrão em relação ao qual se podem medir as alterações que se verificarem no grupo experimental. Análise de resultados
Durante uma experiência são reunidos todos os dados, de modo a juntar indícios que podem ajudar a sustentar ou a rejeitar a hipótese. A análise dos resultados tem como objetivo final provar ou negar a