Grupo 11 Sintese
Os sistemas certificáveis de gestão ambiental, como a norma ISO 14001, têm sido uma opção cada vez mais utilizada pelas organizações para equacionarem suas demandas ambientais, padronizarem seu processo produtivo, reduzirem custos de produção e melhorarem sua imagem. Entretanto, seu processo de implantação em indústrias gera mudanças significativas na cultura e estrutura destas empresas e devem ser devidamente consideradas por gestores e consultores.
A ISO 14001 é a norma que estabelece requisitos para um sistema de gestão voltado á melhoria dos processos e produtos a fim de diminuir seus impactos ambientais.
No sistema de Gestão, as normas são resumíveis e divididas em planejar, fazer, checar e agir, e geralmente são documentados por requisitos legais composto de licenças e documentações, por comunicações legais que são de correspondências enviadas a órgãos ambientais, autos de infração, e finalmente por caracterizações compostas por plantas gerais, formações de brigadas de incêndio, monitoramentos etc.
Empresas certificadas na NBR ISO 14001 demonstram ao mercado seu comprometimento e respeito com o meio ambiente e também com seus consumidores.
A administração deve assegurar a disponibilidade de recursos essenciais para manter e melhorar o sistema de gestão, as responsabilidades devem ser definidas pela alta administração, e a organização deve assegurar um profissional legalmente habilitado com potencial de identificar os impactos ambientais significativos.
A documentação do sistema de gestão ambiental deve incluir a politica os objetivos e metas ambientais, descrição de escopos do sistema, descrição dos principais elementos do sistema, incluindo registros para cada norma, sendo necessário para assegurar o planejamento, operação e controles eficazes dos processos de aspectos ambientais.
As organizaçãoes devem estabelecer, implementar e manter procedimento para manter, monitorar e medir regularmente as características principais de suas operações que