GRP - O que significa?
GRP quer dizer Gross Rating Points e TRP, Target Rating Points. Ao pé da letra significam Pontos Brutos de Audiência e Pontos de Audiência no Target, respectivamente. São critérios de avaliação do Volume de Comunicação de uma determinada campanha ou programação.
Ah! Você não sabia que a Comunicação pode ser medida? Pois pode! Em uma programação de Tv, por exemplo, basta somar as audiências de todas as inserções e voilà!: você encontrou o GRP ou TRP. Veja o quadro abaixo:
Simples, não?!
A diferença entre GRP e TRP é simples também. Se, no lugar da Audiência Domiciliar, tivéssemos a Audiência no Target (audiência medida em um público-alvo específico), o resultado seria total de TRP. Só isso.
Ok, ok... Vocês vão me perguntar: o que significa uma programação com 155 GRP? É bom ou é ruim? É muito ou pouco? A verdade é que o resultado do GRP vai depender dos objetivos de mídia da campanha. Mais especificamente do tamanho do alcance e da frequência que se pretende atingir. E, então, surge a real função do GRP: comparar esforços e testar qual o melhor Volume de Comunicação para sua campanha.
Tanto o Alcance como a Frequência de uma programação de TV ou Rádio podem ser estimados e transformados em valores, números. Relembrando o texto anterior, sobre ferramentas de pesquisa de mídia, o alcance seria a quantidade de pessoas que assistiram pelo menos uma vez a programação, e a frequência, a quantidade de vezes que essas pessoas tiveram a oportunidade de assistir/ouvir o comercial. Por exemplo, com uma determinada programação posso ter um Alcance de 85% do meu público-alvo, que poderá assistir em média 5 vezes meu comercial.