grids
O design gráfico é bastante amplo e existem vários padrões de medidas estipulados, como é o caso das medidas ISO A1, A2, A3, etc., embora o formato possa também ser fora destes padrões como é o caso dos tradicionais flyers, que apresentam por vezes medidas bastante diferentes. Assim adequando os vários elementos constituintes da composição ao formato, podemos ter várias publicidades com os mesmos elementos, porém dispostos de uma maneira um pouco diferente, desta forma é necessário a criação de um novo projecto e consequentemente um novo agrupamento dos elementos para diferentes formatos.
Layout
Após a escolha de um formato o designer tem a tarefa de conseguir dispor da melhor forma os elementos no seu layout. O layout é não só a área de trabalho do designer, mas toda a disposição dos elementos. Tendo como base o formato pretendido há que ter em atenção à disposição dos elementos de forma a que a mensagem seja facilmente interpretada pelo público, sem deixar de fora pormenores importantes da mensagem. O sentido estético do layout é também importante para que a mensagem seja mais facilmente interpretada uma vez que este sentido estético tem de estar em conformidade com a mensagem.
Grids
Como o nome indica os grids são grelhas, estas são utilizadas frequentemente nos programas de criação e edição gráfica.
As linhas guias são utilizadas de forma a alinhar os vários elementos que compõem o layout da composição, esse mesmo conjunto de linhas guia forma uma grelha estruturada, da forma que o designer pretender.
Os grids são frequentemente utilizadas como mapas estruturados, a fim de facilitarem o trabalho ao designer, uma vez que um grid bem estruturada é meio caminho para a finalização do layout pretendido, até mesmo se for necessárias modificações ao layout depois de estar finalizado, os grids dão uma grande ajuda na edição e reposicionamento dos elementos no layout.
Os grids são compostos por vários componentes (Figura 2) importantes para