Grid Computacional
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
Mezak Aires da Silva Galvão
Grid Computacionais
NATAL/RN
2013
GRIDS COMPUTACIONAIS
Mezak Aires da Silva Galvão
Profª Joseane Alves Pinheiro
Introdução
Com os altos custos que envolvem a aquisição de supercomputadores e a constante melhoria nos projetos de computadores pessoais como também na estrutura das redes locais surgiu a ideia de se utilizar computadores pessoais independentes e interconectados em rede como plataforma para executar aplicações paralelas e distribuídas.
Através de redes de computadores mais abrangentes e velozes e, principalmente do surgimento e consolidação da rede mundial de computadores, a Internet, foi possível construir sistemas envolvendo máquinas geograficamente distribuídas, podendo estas pertencer a diferentes organizações e domínios. Nasceu assim, o conceito de grids computacionais, onde máquinas independentes, mesmo espalhadas fisicamente, estão interconectadas para possibilitar o compartilhamento de recursos.
Grid Computacionais
Computação em Grid é o termo utilizado para se referir a uma técnica computacional que utiliza os recursos de diferentes computadores com o intuito de resolver problemas de grande complexidade e/ou volume, estando portanto, não limitada apenas à execução distribuída de algoritmos de processamento, mas também gerenciamento de grande quantidade de dados distribuídos. Estes não precisam necessariamente ser o resultado prático da execução de um grid computacional.
De forma resumida, é um serviço para o compartilhamento de poder de processamento e capacidade de armazenamento pela internet, a fim de se otimizar as tarefas realizadas. A ideia do grid é ir bem além de ser apenas um meio de comunicação entre computadores e busca transformar a rede global de computadores em um único e vasto recurso