Grids
Grupo COMCIDIS – Coordenação de Ciência da Computação
Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)
TeraGrid da NSF (National Science Foundation), que cria o 1o ambiente de computação distribuída em escala de Teraflops (é usado para determinar o desempenho de um computador, especificamente no campo de cálculos científicos, que fazem grande uso de cálculos com ponto flutuante, similar a instruções por segundo. Os múltiplos mais utilizados são: megaflops, gigaflops, teraflops, petaflops e exaflops) unindo centros numa estrutura de escala nacional (NCSA, SDSC, Argonne e Caltech).
O projeto resulta de iniciativas destes centros em projetos da NSF desde 1997 em infraestrutura de informação (exemplo: softwares de grade, ambientes escaláveis em clusters, ferramentas de softwares, gerenciamento de dados e visualização, e códigos de aplicação).
O centro de operações do TeraGrid (TOC) estabelece um conjunto de políticas que guiam o TeraGrid em termos de operação, uso e transferência de tecnologia.
Operacionalmente o TOC oferece suporte online 24x7 (refere a estar disponível para uso durante 24 horas por dia, sendo 7 dias por semana) , disponibilizando ferramentas de monitoração para verificação de desempenho e coordenação de atualizações de hardware e software distribuídos.
Como plataforma de software de grade computacional, ao ler as informações sobre o projeto, pude definir 3 principais tendências:
Clássica:
Trata principalmente os aspectos de alocação de recursos e monitoração de filas de processos (a serem) submetidos.
Orientada a Objetos:
Um ambiente onde as unidades de processamento são objetos distribuídos que se intercomunicam e dependem de suporte a localização (transparente ou não), a migração, a transação, entre outros.
Orientada a serviços (de web):
Soma as características das duas primeiras com as características encontradas em sistemas de informação baseados em