GREVE
GREVE
RECIFE
MAIO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
MARIA DE ANDRADE LIMA
GREVE
Este trabalho está sendo apresentado para avaliação do Professor Amaro, responsável da disciplina Legislação Social.
RECIFE
MAIO
Introdução A greve começou no inicio de 650 a. c na França. A palavra greve é de origem francesa de “greve”, que significa “não trabalho” em função de paralisação determinada por trabalhadores, em luta por melhores condições de trabalho e salário. Com o passar do tempo, a França ficou conhecido como “greve” que significa: procurar trabalho, estar sem emprego. Mas tarde e atualmente, tem significado de não trabalho em função de paralisação determinada por trabalhadores, em luta por melhores condições de trabalho ou de salario.
Desenvolvimento Greve tem como definição: a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o proposito de obter benefícios, como aumento de salários, melhoria de condições de trabalho ou direito trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios.
A cessação coletiva é um fenômeno social, condicionada por fatores sociais, políticos e econômicos, caracterizada como meio de pressão contra o empregador para obter uma reivindicação de interesse coletivo. Foi erigida pelo legislador constituinte a nível constitucional, que assim consagrou como um direito irrestrito e reservou a lei infraconstitucional apenas a definição dos serviços ou atividades essências, bem como a forma como se procederá o atendimento das necessidades inadiáveis da população.
A greve é um instrumento dos trabalhadores, protegido constitucionalmente, que pode ser utilizado pelo mesmo coletivamente, desde que não importe em excesso, afronte a ordem pública, não cause danos a terceiros, tenha motivo justo e obedeça ao procedimento definido em lei, em tese, necessário para