Green it pode mudar sua empresa
Por ser um assunto vastíssimo, citarei apenas a estrutura de TI das empresas e em como ela pode ser sustentável, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia. Pois bem, pensemos nessa estrutura. Diversos servidores robustos, que na maioria das vezes não são utilizados em sua plenitude, ocupando largos espaços, demandando constante refrigeração. Sustentável? Acho que não.
A primeira coisa que empresas adeptas do green IT falam é na virtualização dos servidores. Para leigos, é a tecnologia que permite que um único servidor rode, simultaneamente, mais de um sistema operacional. Isso elimina a necessidade de diversos outros servidores, proporcionando menor gasto de energia e refrigeração. Para se ter uma idéia do que isso significa, a AMD, ao substituir 177 servidores por sete equipamentos virtualizados, reduziu em 79% o consumo de energia.
É claro que a virtualização de servidores tem um custo considerável para a empresa. Se isso for problema, é possível efetuar pequenas mudanças que, ainda assim, impactarão positivamente a área de TI. Por exemplo: é muito comum que os profissionais que lidam com servidores deixem as temperaturas dos data centers muito baixas a fim de manter um maior nível de segurança. A simples checagem nas especificações do hardware permite que a temperatura fique no nível correto, proporcionando menor consumo de energia.
Outro exemplo: a mudança na disposição dos móveis em que os data cernters ficam instalados. A organização de forma que permita