grecia
A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo.É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel.
Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego, Também servido com mezédes de patê de berinjela, coalhada com pepino e alho ou de ovas de peixe; bolinhos de carne; queijo grelhado e flambado; frutos do mar (lula, camarões, polvo, marisco) ; charutinhos de folhas de uva, a salada grega chamada de horiátiki (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa.
A culinária grega baseia-se em ingredientes frescos. Carne ou peixes são simplesmente grelhados servidos com ervas, especialmente o extremamente cheiroso orégano, ou molho de limão. Carneiro, frango e porco podem ser servidos grelhados em bistecas (brizola), em espetinhos como um churrasco (souvláki), ou, ainda, cozidos em saborosos molhos.Da culinária mais tradicional destacam-se as massas como o mussaká, que é uma espécie de lasanha com berinjela e o pasticcio, com macarrão, carne e molho bechamel.
Os doces gregos são também muito apreciados e entre muito podemos destacar o kourabié, um amanteigado com recheio de amêndoas, melomakárono, biscoito com canela e mel, e os folhados baklavá e kadaífi, massas folhadas recheadas com nozes. As sobremesas incluem saborosos doces feitos em geral no próprio restaurante como as Loukoumádes ( bolinhos tipo sonho, fritos, com mel e canela) Rizogalo (arroz doce) , Galaktobúrika (bolo de leite).
As frutas são também muito importantes na