grecia atual
Com 11 milhões de habitantes, o país possui praticamente a mesma população da cidade de São Paulo
A religião predominante na Grécia é a cristã ortodoxa.
A Grécia moderna surgiu quando o país se tornou independente do antigo império turco-otomano, em 1830. Os seguintes países também fizeram parte do império: Sérvia, Croácia, Romênia, Bulgária, Síria, Egito e Iraque, entre outros.
A Grécia é um dos 15 países com o maior número de locais considerados patrimônios mundiais pela UNESCO.
A maior parte do território grego é montanhoso e rochoso (cerca de 80%). Apenas 28% é constituído de terras próprias para a agricultura.
A montanha mais alta do país é o Monte Olimpo. Na antiga Grécia, ele era considerado morada dos deuses.
O litoral grego é pontilhado de ilhas. São cerca de 6.000 ilhas e ilhotas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico. Detalhe: apenas 227 ilhas são habitadas.
A capital e maior cidade da Grécia é Atenas (Athína, em grego). Fundada há mais de 6 mil anos, Atenas é uma das poucas cidades antigas do mundo ainda habitadas.
Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia antiga, sendo realizados na cidade de Olímpia. Foram realizados até o século V d. C. e reavivados em 1894 pelo francês Pierre de Coubertin.
A Grécia é o maior consumidor per capita de azeite do mundo. Enquanto italianos e espanhóis consomem 16 quilos anuais, os gregos consomem 21 quilos.
O maior famoso prato da culinária grega é o moussaká, uma espécie de gratinado de berinjela, carne moída e molho béchamel (digamos que é uma lasanha grega). Antes das refeições ou para acompanhar bebidas, os gregos costumam consumir os mezédes, antepastos de patê de berinjela, ou queijo picante, ou molho à base de iogurte e pepino etc.
Uma das mais importantes fontes de divisas da Grécia moderna é o turismo. Sozinho, ele é responsável por 15% do PIB do país.
A Grécia é um dos 27 países da