Grecia atual
A economia do país baseia-se na agricultura, na indústria e no turismo. As principais culturas são: trigo, oliveiras, fumo, algodão e frutas. Dentre as principais indústrias, destacam-se as têxteis, as de azeite e vinho, as de refino de petróleo, as de alumínio e níquel e a mineração.
Desde a Antiguidade, os gregos se distinguiram na construção naval e na navegação. Essa tradição continua até hoje. A frota grega atual, composta de navios de passageiros e mercantes, entre os quais importantíssimos cargueiros e petroleiros, está entre as primeiras do mundo.
A Grécia é o local de nascimento da política como uma arte e da democracia como uma forma de governo. A Grécia é uma república parlamentar. Seus ideais democráticos inspiraram, entre outros, os fundadores da constituição dos EUA.
O sistema político monárquico que havia na Grécia deixou de existir após uma votação a votação de uma nova constituição, em 3 de junho de 1975. A monarquia foi rejeitada a 8 de Dezembro de 1974.
Emendada em 1986 esta constituição transformou o antigo sistema político na atual democracia republicana parlamentar.
A partir dai o voto se tornou obrigatório para todos os maiores de 18 anos. O sufrágio feminino foi garantido com uma emenda constitucional de 1952.
Foi criado 3 poderes o executivo, o legislativo e o judiciário. . A Constituição, que consiste em 120 artigos, prevê a separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário, e concede extensas garantias específicas