Grecia atual
A Grécia, é o local de nascimento da política como uma arte e da democracia como uma forma de governo. Seus ideais democráticos inspiraram, entre outros, os fundadores da constituição dos EUA. O sistema político monárquico que havia na Grécia deixou de existir após uma votação a votação de uma nova constituição, em 3 de junho de 1975. Emendada em 1986 esta constituição transformou o antigo sistema político na atual democracia republicana parlamentar.
A partir dai o voto se tornou obrigatório para todos os maiores de 18 anos.
Foram criados 3 poderes o executivo, o legislativo e o judiciário. O poder executivo é comandado pelo presidente, que é eleito pelo parlamento. Existem também o governador nomeado pelo presidente e pelos senadores. Os senadores também são nomeados pelo presidente, levando em consideração a opinião do primeiro-ministro.
O poder legislativo é o encarregado de criar as leis. Possui uma câmara de deputados e é supervisionado pelo presidente. O poder judicial é composto de uma corte e um tribunal supremo. Ele se baseia nas leias desenvolvidas pelo poder legislativo.
O atual presidente da Grécia é Karolos Papoulias(Κάρολος Παπούλιας) eleito em março de 2005.
ECONOMIA A Grécia vem passando por uma grave crise econômica, provocada pelo alta dívida pública. Mesmo com os planos de ajuda econômica aprovados pela União Européia, o país amarga queda no PIB, aumento do desemprego e falta de credibilidade no mercado internacional. O forte plano de ajuste fiscal vem sofrendo grande oposição popular, pois implica em redução de gastos públicos relacionados a, principalmente, direitos trabalhistas. Bancos, indústrias e até o setor de turismo está sofrendo com a crise. A possibilidade da Grécia sair da Zona do Euro é eminente. A crise grega tem estrapolado as fronteiras do país, atingindo, principalmente, os países integrantes da União Européia.
Dados da economia da Grécia Atual
Principais setores econômicos: indústria,