resumo o que é arte?
Débora Luiza Terron RA: 14237986
A obra a ser resumida neste texto será “O que é arte?”, com a autoria de Jorge Coli. O assunto abordado pelo autor é bastante desafiador, como ele mesmo admite no livro, o que seria a arte? Em relação a essa pergunta, na obra, Coli explica, logo na introdução, que não existe uma definição concreta do que é arte, pois ela não passa de atribuições feitas por instrumentos, os quais chegam à conclusão do que seria arte ou não, da nossa cultura. Um dos mais importantes deles é o discurso, onde o objeto artístico obtém o seu devido valor, graças ao crítico, ao historiador da arte e ao conservador do museu, que através dos seus critérios, julgamentos ou estudos, conferem o estatuto da arte a um objeto.
Além dos discursos, o autor cita também que a nossa cultura providencia certos lugares onde a criação do artista poderá ser manifestada, por exemplo: museus, galerias, cinema, entre outros, logo, nesses locais as obras recebem o estatuto de arte, obviamente, mas isso não quer dizer que todas são valorizadas da mesma forma, existindo assim, uma hierarquização dos objetos artísticos.
Voltando a crítica, Coli diz que não é necessário ter um senso crítico técnico para identificar o maior reconhecimento de alguns artistas, pois esses pensamentos estiveram presentes desde o início, tornando assim uma ideia obvia. E em relação a superioridade de certos artistas, é ai que entra o termo “estilos”, cada artista acaba sendo reconhecido pelo próprio estilo, mas as classificações são complexas e não devem ser reduzidas a uma definição lógica, pois o estilo de cada autor pode passar por mudanças, consequentemente, a Arte também, historicamente falando.
No livro também é citado a importância da diferenciação entre o papel do crítico e do historiador, pois muitas vezes eles acabam se unindo. Sendo assim, o critico se passa por um juiz que analisa as obras,