Graziela 7 P Projeto Cultural
OFICINA CULTURAL
(NOME DO PROJETO)
CAMPOS DOS GOYTACAZES
2015
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT
DANIELLE PINHEIRO MOREIRA
HIARIANA DE CASTRO BATISTA
IARA BARRETO MACHADO
JAQUELINE DIAS DE AZEVEDO
702
CAMPOS DOS GOYTACAZES
2015
INTODUÇÃO
A literatura brasileira tem se constituído em um elemento fundamental para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos na escola. Dessa forma, faz-se necessário que cada vez mais se aumente a sua presença no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, tendo em vista favorecer o desenvolvimento de suas competências e habilidades.
Nesta perspectiva, propomos o presente projeto de incentivo à leitura, onde destacamos o autor Jorge Amado, considerado um dos principais representantes do romance regionalista da Bahia, seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. O projeto será realizado em torno de uma de suas obras mais conhecidas: Dona Flor e seus dois maridos, obra esta que retrata bem o autor, pois assim como ele, os personagens viviam na Bahia. Neste sentido, serão realizados momentos que contribuirão para o desenvolvimento dos aspectos afetivos e sociais, que valorizam a prática cotidiana da leitura.
Segundo Gadotti (2010), a escola autônoma estimula a curiosidade, gosto pelo estudo, pela leitura e pela produção de textos escritos ou não. Aprendizagem criativa e não mecânica. Favorece a espontaneidade e a não conformidade. Diante desta afirmativa, este projeto vem atingir a necessidade de se trabalhar mais a leitura, a interpretação de forma mais dinâmica e com proximidade a realidade dos educandos.
Desse modo, o projeto tem como finalidade promover aos alunos do 2º ano do Ensino médio do Colégio Estadual Dr. Máximo de Azevedo, a oportunidade de conhecer a vida e obra de Jorge Amado, abordando conceitos relevantes da cultura brasileira como, mistura de religiões, etnias, do erudito e