Gravimetria
Mecanismos de precipitação
A precipitação é um processo que ocorre em três estágios principais:
1) Nucleação: Alguns íons, átomos ou moléculas, juntam-se para formar um sólido estável. A precipitação posterior então envolve uma competição entre a nucleação adicional e o crescimento dos núcleos existentes. Se a nucleação predomina, o resultado é um precipitado contendo um grande número de pequenas partículas.
2) Crescimento de cristais: quando a velocidade de crescimento dos cristais supera a nucleação, resultará um precipitado pequeno formado por cristais grandes.
3) Envelhecimento do precipitado ou digestão: Usualmente se faz digestão deixando-se o precipitado em repouso durante 12 a 24 horas, na temperatura ambiente, ou em alguns casos aquecendo-se o precipitado durante um certo tempo, em contato com o líquido de onde foi formado; o objetivo da digestão é, naturalmente, conseguir a precipitação completa numa forma que seja facilmente filtrável. Durante o processo de digestão, ou de envelhecimento dos precipitados, ocorrem pelo menos duas modificações. As partículas muito pequenas, que têm solubilidade mais elevada que as partículas maiores, depois da