Gravimetria
Gravimetria é um processo utilizado para determinar a quantidade de um composto por processos de pesagem. É um método analítico quantitativo conhecido também por análise gravimétrica.
A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou substância a ser determinada em um composto puro e estável e de estequiometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original.
As técnicas utilizadas na análise gravimétrica são:
Eletrogravimetria, quando o analito é depositado em um eletrodo por uma corrente elétrica;
Gravimetria por volatilização, quando a substância é aquecida ou calcinada e o analito na forma de gás é determinado pela perda de massa;
Gravimetria por precipitação, quando o analito é separado da solução na forma precipitada. Esta é dividida em 5 etapas: precipitação, filtração, lavagem, aquecimento e por ultimo a pesagem.
Esta última técnica é a mais utilizada devido a sua ótima relação custo/benefício. Além disso, é uma técnica que promove muita exatidão na análise, sua instrumentação é simples e, também, é um método absoluto, não dependendo de padrões.
A análise gravimétrica por meio da precipitação é um método indireto de análise. Por método indireto, entende-se converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto químico, constituinte da amostra inicial.
A precipitação pode ser feita de duas maneiras: em solução heterogênea e em solução homogêne. Na primeira o reagente é adicionado já na forma em que vai reagir com o analito para precipitar. A segunda é feita quando o reagente é utilizado para causar a precipitação do analito. No caso da precipitação de sulfetos, por exemplo, é utilizada a tioacetamida que reage com a água sob aquecimento e libera sulfeto. Esse tipo de precipitação é