Gravidez na adolescência
Introdução 3
O que é adolescência? 5
Gravidez na Adolescência: 6
Consequências da Gravidez na adolescência: 10
Prevenção da Gravidez na adolescência 13
Conclusão 16
Referências Bibliográficas: 17
Webgrafia: 18
Anexos 19
Introdução
Neste trabalho vamos abordar o tema da “gravidez na adolescência” por considerarmos um tema recorrente.
Apesar de toda a informação disponível, é um problema que não tem tido uma solução eficaz no sentido de o erradicar ou, pelo menos, de o minimizar.
Assim sendo, pareceu-nos importante falar acerca dele, porque a adolescência é um período muito difícil, onde os jovens constroem a sua identidade, passam por angústias e inseguranças e tentam responder às questões: (Quem sou eu?); (Para onde vou?). Ou seja, “entrar na adolescência é como entrar num país estrangeiro sem saber a língua, os hábitos e costumes (...) sem ter um roteiro turístico” (Sprinthall e Sprinthall,1993, citado por Carvalho, 2010, p.62). Esta fase é, também, “uma fase de grandes mudanças físicas e psicológicas e caracteriza, principalmente nas culturas ocidentais, a passagem da infância para a vida adulta”. (Caputo, Bodin; 2006, p.574). Contudo, estas transformações nem sempre ocorrem ao mesmo tempo e muito menos são bem recebidas pelo adolescente, devido a inúmeros fatores que vão desde a falta de confiança (resultante da má resolução das crises anteriores), até a uma “desilusão” quando reconhece falta de virtudes e encontra defeitos nas suas figuras vinculativas (os pais, na maioria dos casos).
Como tal, verifica-se que é na adolescência que os jovens além das transformações, “da maturação física que envolve um crescimento que leva a alteração no tamanho, composição e também à forma do corpo” (Lemos, 2002, p.216) e das angústias, dúvidas, inseguranças e questionamentos a que estão sujeitos, começam por sentir necessidade de um esclarecimento, relativamente à sexualidade. Porém, muitas vezes, esse esclarecimento não