gravidez na adolescência
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM
Disciplina: Metodologia Cientifica
Professor: Ortolany Viana
Gravidez na Adolescência.
Boa Vista RR
2014
Agnes Mara Moura de Souza
Áquila Neiva Nascimento
Turma A1
A gravidez na Adolescência.
Trabalho acadêmico apresentado á disciplina de Metodologia Cientifica da instituição de ensino, FARES, como requisito Parcial para aprovação do semestre.
Boa Vista RR 2014
RESUMO
A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos, no qual ocorrem profundas mudanças principalmente por crescimento rápido, surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social. A gravidez neste grupo populacional vem sendo considerada, em alguns países, problemas de saúde pública, uma vez que pode acarretar complicações obstétricas, com repercussões para a mãe e o recém-nascido, bem como problemas psico-sociais e econômicos.
INTRODUÇÃO: Enfrentar a gravidez na adolescência é um fato bastante complicado, nessa fase de transição da infância para a vida adulta acontecem muitas alterações do corpo e da mente. As meninas estão amadurecendo a idéia de namoro, sexo e outros assuntos que permeiam o mundo jovem.
Quando uma adolescente chega em casa com a informação de que espera um bebê toda a família acaba se envolvendo. As dificuldades a serem enfrentadas aumentam e atormentam a cabeça das adolescentes, portanto é preciso pensar e ter o apoio de todo para prosseguir com a gestação.
Por conta do medo e das inseguranças obtidas muitas delas optam pelo aborto ou pelo abandono da criança.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo DATASUS em 2007 20% era o índice de adolescentes grávidas no Brasil. Existem alguns programas sociais que visam informar e esclarecer as conseqüências da gravidez na adolescência, o que muitas