GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: EXCLUSÃO E CONSEQUÊNCIAS PSICOSSOCIAIS
Psicologia
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Jhenifer dos Santos Virgínio
Luana Paiva de Brito
Mariana Vieira de Souza
Gravidez na Adolescência: Exclusão e Consequências Psicossociais
João Pessoa – PB
Abril de 2013
Jhenifer dos Santos Virgínio
Luana de Paiva Brito
Mariana Vieira de Souza
Gravidez na Adolescência: Exclusão e Consequências Psicossociais
Trabalho apresentado à Professora Luisa Lucia Diniz de Aguiar Silveira da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa da turma do 3º período, turno manhã, do curso de Psicologia.
João Pessoa – PB
Abril de 2013
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como proposta refletir sobre o tema da gravidez na adolescência. Tema este que é cada dia mais comum, pois os (as) adolescentes, ou pelo menos a maior parte, tem iniciado sua vida sexual cada vez mais cedo, fator totalmente desproporcional, se comparado à orientação e proteção necessários.
Em razão dessas disparidades, entre atuação e informação, a gravidez na adolescência representa hoje um sério problema social e de saúde, podendo causar impactos negativos na vida da jovem mãe.
Quando a gravidez acontece em adolescentes pertencentes à classe de baixa renda, além dos problemas biopsicossociais, a jovem terá menos oportunidade de estudar e de conquistar um espaço adequado no mercado de trabalho.
Na maioria das vezes a gravidez precoce funciona como fator de exclusão social, acarretando a impossibilidade de melhorar as condições de vida. Outro fator a ser ressaltado é o afastamento dos membros da família e das pessoas que vivem ao seu redor.
SUMÁRIO
1 – Objetivos ----------------------------------------------------------------------- 4
1.1 - Objetivo Geral --------------------------------------------------- 4
1.2 - Objetivo Específico