Recursos Hídricos
Introdução
O aumento populacional que tem se verificado nas últimas décadas implica numa maior demanda e disponibilidade de água para o uso das populações e, consequentemente, no aumento da geração de efluentes. As substâncias presentes nos efluentes que podem vir a causar problemas de saúde são diversas.
A presença de efluentes nos corpos hídricos influenciam na qualidade das águas, podendo vir a interferir no funcionamento do sistema endócrino dos animais e, até mesmo, dos seres humanos devido aos altos níveis de concentração. Na comparação, verificou-se a presença dessas substâncias tanto nas águas superficiais dos rios estudados como também nas amostras de água potável, o que evidencia a importância de se investir no tratamento de efluentes, através de métodos mais eficazes para a remoção dessas substâncias.
Por que a água se contamina tão fácil?
Como a água está se movimentando sempre pra lá e pra cá na natureza, será difícil encontrar ela pura (quimicamente). Sempre ele vai estar com presença de sais, argilas, organismos, em maior ou em menor quantidade. É justamente essa maior ou menor quantidade de coisas que estão associadas a água que vão determinar sua qualidade.
Conceito
A poluição das águas devido as atividades humanas aumentou vertiginosamente nos últimos 50 anos. De acordo com a legislação, a poluição da água pode ser:
Pontual: Descarga de efluentes a partir de indústrias e de estações de tratamento de esgoto (são bem localizadas, fáceis de identificar e de monitorar).
Difusa: Escoamento superficial urbano, escoamento superficial de áreas agrícolas e deposição atmosférica (Espalham-se por toda a cidade, são difíceis de identificar e tratar).
Existem três tipos de contaminantes:
Físicos: Modificam o sabor, odor e a cor da água.
Químicos: Modificam o PH, a alcalinidade com a descarga de sais dissolvidos, cloro e sais dissolvidos.
Biológicos: Inserem micro-organismos como bactérias e protozoários que podem