Gravidez na adolescencia
A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens. Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
A prevenção pode diminuir a incidência de gravidez na adolescência e o acompanhamento dos mesmos pode melhorar as condições para sustentarem seus filhos. Isto acontece em todas as classes sociais, mas a incidência maior e mais grave é observada em população mais carente. O rigor religioso e os tabus morais no ceio familiar, as ausências de alternativas de lazer e de orientação sexual contribuem para aumentar os casos de gravidez na adolescência. Por vergonha ou medo da repressão familiar, algumas adolescentes grávidas fogem de casa, abandonam os estudos e com isto abandonam seu processo de socialização e abrem mão da sua cidadania.
OBJETIVOS DO PROJETO
Garantir as crianças e adolescentes do município, pleno exercícios de seus direitos estabelecidos na lei nº. 8.069 de 13/07/1990, que trata do Estatuto da Criança e do Adolescente, resguardados pelo artigo 4°/90 do que preconiza ser dever da família em geral, da comunidade e poder publico de assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos, à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer,